FAQ

  1. O que é a REPPOD?
    • A Rede de Pesquisa sobre a Profissão Docente (REPPOD) é um espaço interativo e cooperativo sem fins lucrativos que reúne, gratuitamente, professores, pesquisadores, diretores e estudantes interessados em trabalhos pedagógicos e de pesquisa, bem como centros de estudo ou pesquisa, universidades, instituições de ensino, redes acadêmicas ou outros tipos de organizações dedicadas ao estudo sobre a Profissão Docente com ênfase nas diversidades e seus múltiplos contextos.
  2. Quem concebeu a REPPOD?
    • A REPPOD concebida pelos Grupos de Estudo e Pesquisa em Educação e Cultura (GEPEDUC) cadastrado na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Uberaba/MG/Brasil e pelo Grupo de Pesquisa Diversidade, Discursos, Formação na Educação Básica e Superior (DIFEBA) cadastrado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Salvador/BA/Brasil, em parceria com os/as pesquisadores/as dos referidos grupos.
  3. Quem coordena a REPPOD?
    • A REPPOD é coordenada pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Cultura (GEPEDUC) cadastrado na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Uberaba/MG/Brasil e pelo Grupo de Pesquisa Diversidade, Discursos, Formação na Educação Básica e Superior (DIFEBA) cadastrado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Salvador/BA/Brasil.
  4. Qual é o objetivo geral da REPPOD?
    • Contribuir para o trabalho, o estudo, a sistematização e a divulgação de temas relacionados à Profissão Docente, bem como a produção de conhecimento científico, produzido por meio de projetos de pesquisa, ensino, extensão, gestão e, de outras redes estruturadas na REPPOD, com ênfase nas diversidades e contextos múltiplos.
  5. Quais são os objetivos específicos da REPPOD?
    • Contribuir para a formação de estudantes, professores e pesquisadores tanto da Educação Básica quanto das Instituições de Ensino Superior.
    • Oportunizar a realização de ações e processos para a melhoria das práticas pedagógicas do corpo docente nos diferentes níveis educacionais, tanto na sua didática como nos processos de gestão em que participa e dirige.
    • Contribuir para o processo de orientação e formação profissional dos/das estudantes.
    • Facilitar o intercâmbio acadêmico e a mobilidade de gestores, professores e pesquisadores das instituições integrantes do REPPOD, o que favorecerá a produção conjunta de publicações, consultorias, treinamentos, estágios, entre outras ações.
    • Identificar nichos de pesquisa pouco utilizados e contribuir para o seu fortalecimento.
    • Criar grupos de trabalho científico e contribuir para a formação de novos pesquisadores capazes de transformar a realidade educativa e formativa das suas instituições de ensino, considerando seus contextos múltiplos de diversidades.
    • Promover a participação dos membros da REPPOD em reuniões de trabalho, eventos nacionais e internacionais que permitam a divulgação dos seus trabalhos científicos e dos resultados dos projetos de investigação.
    • Contribuir para o desenvolvimento da Profissão Docente através da cooperação em rede
  6. Quais são os eixos de trabalho da REPPOD?
    • As linhas de trabalho declaradas constituem núcleos de geração de conhecimento para a REPPOD. Abaixo estão as linhas de trabalho da REPPOD na qualidade de linhas fundacionais, que podem ser ampliadas dependendo das necessidades de seus membros.
    • Linhas gerais de trabalho:
      • Modos de experienciar a docência no ensino superior, na educação básica e outros espaços educativos;
      • Dimensões da gestão didático-pedagógica;
      • Profissão docente e Desenvolvimento profissional docente.
  7. Requisitos para participar da REPPOD
    • Constituir pessoa jurídica sem fins lucrativos, instituição de ensino ou universidade pública ou privada, rede acadêmica e/ou de pesquisa ou outra unidade aprovada reconhecida pela REPPOD e legalmente reconhecida em seu país.
    • Demonstrar interesse em desenvolver projetos conjuntos na área de Ciências da Educação de acordo com os objetivos da REPPOD ou em acordo prévio entre as partes para a incorporação de qualquer projeto não declarado.
    • Dirigir o seu pedido por escrito à Coordenação-Geral, de acordo com os procedimentos e regras estabelecidas no modelo que consta do Anexo 3 deste Regulamento.
    • Apresentar um projeto que tenha aderência aos eixos das linhas de trabalho da REPPOD constantes do artigo 16º do presente Regulamento.
    • Receber a aprovação indicada no artigo 7º, para os representantes titulares.
    • Possuir a Declaração ou Certificado que o credencia como membro titular, que é concedido pela Coordenação Geral da REPPOD, após o preenchimento dos requisitos exigidos, conforme Anexo 5.