Lista de teses de doutorado
Nº | Título | Autor/a | Orientador/a | Ano/Defesa/ Bolsa |
---|---|---|---|---|
1 | Cartografias formativas: sentidos discentes no curso de Licenciatura em Filosofia da UNEB | Ramires Fonseca Silva | Ana Lúcia Gomes da Silva | 2023 |
2 | Professoralidades universitárias atravessadas pela parentalidade de filhas e filhos com deficiência: narrativas, rasuras e fabulações | Crizeide Miranda Freire | Juliana Cristina Salvadori (Co-orientadora) | 2025 |
3 | O (re)pensar e o (re)significar do currículo de matemática da EJA ensino médio a partir de estudo colaborativo com professores em exercício na EJA. | Patrícia Ferreira dos Santos | Váldina Gonçalves da Costa | 2025 |
4 | Escolas democráticas do sul ao norte: práticas pedagógicas, formação de professores e interculturalidade. | Rafael Salgado Silva. | Váldina Gonçalves da Costa | 2025 |
5 | Cartografando a atuação docente no contexto do Programa de Educação Tutorial | Regina Lima Andrade Gonçallo | Váldina Gonçalves da Costa | 2026 |
6 | Cartografias docente: o desenvolvimento profissional da/os professoras/es alfabetizadoras/es da Rede Municipal de Educação de Uberaba/MG | Bruna Carla Rodrigues De Oliveira | Váldina Gonçalves da Costa | 2026 |
Lista de dissertações de mestrado
Nº | Título | Autor/a | Orientador/a | Ano/Defesa/Bolsa |
---|---|---|---|---|
1 | O fotográfico e a professoralidade: uma cartografia dos distanciamentos | André Luiz de Araujo Lima | Antenor Rita Gomes e Ana Lúcia Gomes da Silva | 2023 |
2 | Do Ensino à Pesquisa e à Extensão: Os Desafios da Educação Especial no IFBA/Seabra | Felipe Ribeiro de Farias Mendes da Silva | Ana Lúcia Gomes da Silva | Em andamento |
3 | Formação inicial docente baseada na neurociência: contribuições para atuação do professor no contexto da diversidade de aprendizagem | Nádja Luana Barros Cavalcante Oliveira | Ana Lúcia Gomes da Silva | Em andamento |
4 | Insurgências da linguagem neutra: a não-binaridade na língua portuguesa da educação básica | Jadla Morais Menezes | Ana Lúcia Gomes da Silva | 2023 |
5 | Microletramentos: rasuras na formação e atuação de professores da área de linguagens | Orleane Oliveira Jambeiro | Juliana Cristina Salvadori | 2023 – qualificação 2024 – defesa |
6 | Formação e fabulação:: acessibilidade no currículo das licenciaturas em Letras | Naiane Rocha Mendes | Juliana Cristina Salvadori | 2023 – qualificação 2024 – defesa |
7 | O espírito das leis nos trópicos: devires não cumpridos na educação da população negra brasileira. | Edson Fernando da Silva | Váldina Gonçalves da Costa | 2021 |
8 | Desenvolvimento profissional e prática docente em matemática nos anos iniciais do ensino fundamental | Ana Paula de Souza Bonizário | Váldina Gonçalves da Costa | 2021 |
9 | Identidade profissional do professor de matemática: a música na sala de aula e no processo de constituição identitária. | Flávia Helena Pereira | Váldina Gonçalves da Costa | 2019 |
10 | CARTOGRAFIAS DO PNAIC: FORMAÇÃO CONTINUADA DAS PROFESSORAS QUE ENSINAM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL | Bruna Carla Rodrigues de Oliveira | Váldina Gonçalves da Costa | 2019 |
11 | O uso dos recursos tecnológicos digitais na formação inicial de professores de matemática. | José Augusto Cambraia Beirigo | Váldina Gonçalves da Costa | 2024 |
12 | A abordagem e utilização de jogos matemáticos nas disciplinas específicas dos cursos de Licenciatura em Matemática. | Jeniffer Marques Dias | Váldina Gonçalves da Costa | 2024 |
13 | O USO DE TECNOLOGIAS NA PRÁTICA DOCENTE: UMA ANÁLISE DA REALIDADE DE PROFESSORES DE MATEMÁTICA DO NONO ANO, NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE UBERABA ? | Maycon de Souza Silva Cunha Gregório | Váldina Gonçalves da Costa | 2020 |
14 | O significar dos jogos digitais na educação: paisagens autocartografadas em experimentações prévias. | João Marcos Vieira Moreira | Váldina Gonçalves da Costa | 2020 |
15 | Produção audiovisual e ensino de matemática: contribuições para a educação básica no período de 2007-2021 | Tálita Larine Rosa Silva | Váldina Gonçalves da Costa | 2020 |
16 | Desafios e dimensões da profissão docente: representação social do ser professor construída pelos estudantes do curso de Licenciatura em Matemática. | Lucas Da Nóbrega Gerolin. | Váldina Gonçalves da Costa | 2020 |
Lista de TCCs
Nº | Título | Autor/a | Orientador/a | Ano/Defesa/ Bolsa |
---|---|---|---|---|
1 | DOCÊNCIA FEMININA: professoralidades em devir | Valéria Pinho Correia | Ana Lúcia Gomes da Silva | em andamento |
2 | “Ela é surda para aprender, mas não é surda para namorar”: Interseccionalidade entre Surdez e sexualidades na sala de aula | Ádina Nunes Rios | Ana Lúcia Gomes da Silva | 2023 |
3 | Concepções Matemáticas presentes em Oficinas De Paleoarte No Contexto Do Projeto Geopark Uberaba-Terra De Gigantes | Antônio Ferreira da Silva Neto | Váldina Gonçalves da Costa | 2023 |
4 | Silenciamento do corpo nas aulas de Língua Portuguesa | Rozania Carmo dos Santos | Ana Lúcia Gomes da Silva | Em andamento |
5 | Perfis socioprofissional das experiências dos/das docentes de Língua Portuguesa da educação básica. | Jaconias Gonçalves Vieira | Ana Lúcia Gomes da Silva | Em andamento |
Lista de pesquisas de IC
Nº | Título | Autor/a | Orientador/a | Ano Conclusão/ Bolsa |
---|---|---|---|---|
1 | Práticas pedagógicas em questão: A importância do olhar do estudante como protagonista das aprendizagens | Gabriella Santos Murici Silva de Albuquerque | Ana Lúcia Gomes da Silva | 2022 |
2 | Práticas pedagógicas e letramento em escolas de áreas com vulnerabilidade social na educação básica e superior em rede colaborativa na cidade de Jacobina/Bahia | Euler Santos Souza | Ana Lúcia Gomes da Silva | 2022 |
3 | Docência feminina: novos modos de constituir-se docente e ressignificar as práticas pedagógicas | Valeria Pinho Correia | Ana Lúcia Gomes da Silva | 2022 |
4 | Formação de professores em rede colaborativa: letramento racial crítico e as implicações para a prática pedagógica | Thiago Nunes Amorim | Ana Lúcia Gomes da Silva | 2022 |
5 | Letramento nas escolas com vulnerabilidade social: revisão conceitual integrativa – Letramento (s) e multiletramentos | Euler Santos Souza | Ana Lúcia Gomes da Silva | Em andamento |
6 | Práticas pedagógicas em questão: A importância do olhar do estudante como protagonista das aprendizagens | Litssa Nascimento Martins Souza | Ana Lúcia Gomes da Silva | Em andamento |
7 | Acessibilidade pedagógica e comunicativa para pessoas autistas: diversidade, diferença e deficiência na legislação brasileira | SORAIA NOVAES SANTOS | Juliana Cristina Salvadori | Em andamento |
8 | Formação de Professores de Língua e Literaturas no Estado da Bahia: diversidade, diferença e deficiência nas matrizes curriculares | ANDREA LEITE DE SOUZA | Juliana Cristina Salvadori | Em andamento |
9 | Concepções e práticas pedagógicas de língua e linguagem na BNCC à luz da diversidade, inclusão e acessibilidade | MARIANA VITÓRIA FREIRE CAMARDELLI | Juliana Cristina Salvadori | Em andamento |
Lista de projetos de extensão
Nº | Título | Instituições | Coordenadoras | Ano |
---|---|---|---|---|
01 | O método cartográfico e os estudos de Deleuze e seus intercessores. | UNEB/UFTM | Ana Lúcia Gomes da Silva; Váldina Gonçalves | 2020-2021 |
02 | Deleuze e Educação: conexões e inspirações para uma educação menor | UNEB/ UFTM | Ana Lúcia Gomes da Silva; Váldina Gonçalves ; Ione Oliveira Jatobá Leal | 2022-2023 |
Outros
Nº | Título | Tipo | Evento | Autor/a | Ano |
---|---|---|---|---|---|
1 | Gênero, raça, etnia e sexualidade na extensão universitária | Painel | II CEU – Congresso de Extensão UNEB | Amélia Tereza Santa Rosa Maraux, Zuleide Paiva da Silva, Ana Lúcia Gomes da Silva | 2023 |
2 | Gênero, raça, etnia e sexualidade na extensão universitária – CAMPUS XIV | Poster | VI Seminário Internacional Desfazendo Gênero | Amélia Tereza Santa Rosa Maraux, Zuleide Paiva da Silva, Ana Lúcia Gomes da Silva | 2023 |
3 | O SER TUTOR NO PROGRAMA DE EDUCAÇÃO TUTORIAL UMA BREVE DISCUSSÃO | Pôster | Encontro Nacional de Didática e Práticas de Ensino – ENDIPE | Regina Lima Andrade GonçaloVáldina Gonçalves da Costa | 2023 |