A Rede de Pesquisa sobre a Profissão Docente (REPPOD) é um espaço interativo e cooperativo sem fins lucrativos que reúne, gratuitamente, professores, pesquisadores, diretores e estudantes interessados em trabalhos pedagógicos e de pesquisa, bem como centros de estudo ou pesquisa, universidades, instituições de ensino, redes acadêmicas ou outros tipos de organizações dedicadas ao estudo sobre a Profissão Docente com ênfase nas diversidades e seus múltiplos contextos.
Quem concebeu a REPPOD?
A REPPOD concebida pelos Grupos de Estudo e Pesquisa em Educação e Cultura (GEPEDUC) cadastrado na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Uberaba/MG/Brasil e pelo Grupo de Pesquisa Diversidade, Discursos, Formação na Educação Básica e Superior (DIFEBA) cadastrado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Salvador/BA/Brasil, em parceria com os/as pesquisadores/as dos referidos grupos.
Quem coordena a REPPOD?
A REPPOD é coordenada pelo Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Cultura (GEPEDUC) cadastrado na Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM) em Uberaba/MG/Brasil e pelo Grupo de Pesquisa Diversidade, Discursos, Formação na Educação Básica e Superior (DIFEBA) cadastrado na Universidade do Estado da Bahia (UNEB) em Salvador/BA/Brasil.
Qual é o objetivo geral da REPPOD?
Contribuir para o trabalho, o estudo, a sistematização e a divulgação de temas relacionados à Profissão Docente, bem como a produção de conhecimento científico, produzido por meio de projetos de pesquisa, ensino, extensão, gestão e, de outras redes estruturadas na REPPOD, com ênfase nas diversidades e contextos múltiplos.
Quais são os objetivos específicos da REPPOD?
Contribuir para a formação de estudantes, professores e pesquisadores tanto da Educação Básica quanto das Instituições de Ensino Superior.
Oportunizar a realização de ações e processos para a melhoria das práticas pedagógicas do corpo docente nos diferentes níveis educacionais, tanto na sua didática como nos processos de gestão em que participa e dirige.
Contribuir para o processo de orientação e formação profissional dos/das estudantes.
Facilitar o intercâmbio acadêmico e a mobilidade de gestores, professores e pesquisadores das instituições integrantes do REPPOD, o que favorecerá a produção conjunta de publicações, consultorias, treinamentos, estágios, entre outras ações.
Identificar nichos de pesquisa pouco utilizados e contribuir para o seu fortalecimento.
Criar grupos de trabalho científico e contribuir para a formação de novos pesquisadores capazes de transformar a realidade educativa e formativa das suas instituições de ensino, considerando seus contextos múltiplos de diversidades.
Promover a participação dos membros da REPPOD em reuniões de trabalho, eventos nacionais e internacionais que permitam a divulgação dos seus trabalhos científicos e dos resultados dos projetos de investigação.
Contribuir para o desenvolvimento da Profissão Docente através da cooperação em rede
Quais são os eixos de trabalho da REPPOD?
As linhas de trabalho declaradas constituem núcleos de geração de conhecimento para a REPPOD. Abaixo estão as linhas de trabalho da REPPOD na qualidade de linhas fundacionais, que podem ser ampliadas dependendo das necessidades de seus membros.
Linhas gerais de trabalho:
Modos de experienciar a docência no ensino superior, na educação básica e outros espaços educativos;
Dimensões da gestão didático-pedagógica;
Profissão docente e Desenvolvimento profissional docente.
Requisitos para participar da REPPOD
Constituir pessoa jurídica sem fins lucrativos, instituição de ensino ou universidade pública ou privada, rede acadêmica e/ou de pesquisa ou outra unidade aprovada reconhecida pela REPPOD e legalmente reconhecida em seu país.
Demonstrar interesse em desenvolver projetos conjuntos na área de Ciências da Educação de acordo com os objetivos da REPPOD ou em acordo prévio entre as partes para a incorporação de qualquer projeto não declarado.
Dirigir o seu pedido por escrito à Coordenação-Geral, de acordo com os procedimentos e regras estabelecidas no modelo que consta do Anexo 3 deste Regulamento.
Apresentar um projeto que tenha aderência aos eixos das linhas de trabalho da REPPOD constantes do artigo 16º do presente Regulamento.
Receber a aprovação indicada no artigo 7º, para os representantes titulares.
Possuir a Declaração ou Certificado que o credencia como membro titular, que é concedido pela Coordenação Geral da REPPOD, após o preenchimento dos requisitos exigidos, conforme Anexo 5.